quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A força da Equipe


Você se considera um bom membro de equipe?

Na história da humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipe como nos dias atuais.
A prática tem comprovado que o trabalho em equipe funciona. Não é outra a razão que leva os empresário a investir em treinamentos para consolidar equipes eficientes e bem preparadas.
Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipe, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua atuação, já que a equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.
Assim sendo, cabe a cada criatura, a busca do aperfeiçoamento individual, investindo em si mesmo para que possa ser um elemento útil no conjunto.
Há algum tempo atrás, valorizava-se muito a competência específica de cada um em particular, sem atentar para sua atuação dentro da equipe.
Hoje em dia, entretanto, não basta ser um membro eficaz, é preciso ser um membro eficaz dentro da equipe. Em outras palavras, é preciso que se leve em conta os objetivos comuns do conjunto.
Assim, cada indivíduo é uma engrenagem inteligente dentro do conjunto de realizações. Cada qual é peça importante para que se atinjam os objetivos estabelecidos pela equipe.
Na construção de um edifício, todos têm que executar a sua parcela com muita responsabilidade e competência para que não resultem danos à obra.
Desde o engenheiro, o arquiteto, o mestre de obras e o mais humilde pedreiro, são importantes para se atingir um bom resultado no final da construção.
Um tijolo mal colocado, uma viga malfeita, a massa mal preparada, um pequeno buraco deixado por descuido, podem ocasionar ao longo do tempo o desmoronamento do edifício.
A vida em sociedade é lei divina, é por essa razão que até os animais buscam agregar-se para atingir os objetivos de sobrevivência.
Mais uma vez Jesus se antecipou nos Seus ensinos, falando-nos do feixe de varas.
As varas possuem suas características individuais, e, ajustadas umas às outras tornam o feixe tão resistente que ninguém as pode quebrar. E se uma delas é retirada, todo o conjunto se desequilibra.
Uma vez mais temos que reconhecer a sabedoria do Homem de Nazaré, pois quanto mais conhecemos Seus ensinamentos, mais evidente se torna a Sua grandeza.
Se você quer realmente crescer, é preciso permitir que outros cresçam com você para lhe dar sustentação.
Quando uma pessoa cai, muitos caem com ela. Mas quando alguém se levanta, muito se levantam também.

Pense nisso!

(do livro: Segue-me – Emmanuel/Chico Xavier)

Momentos Importantes

1º Encontro da FAmília Espírita do Centro Espírita Joana D`Arc - JP - PB, coordenado por José Pereira (Viana de Carvalho) e João Afonso (Caminho da Paz) em 19/02/2006. Destaque para D. Salete e Sr. Argentino, Amigos que já retornaram ao Mundo dos Espíritos.