terça-feira, 5 de junho de 2012

Registro HIstórico - Grupo da Mediunidade, mais de 35 Anos de trabalho e estudos

Este pequeno e modesto grupo de Cataguases estão reunidos há mais de trinta anos..uma raridade! Da esquerda para direita temos a nossa Eneida junto com D. Lúcia (grande leitora), Silvia amiga e Maria Helena, ainda da esquerda temos Dalva, Alvimar e Eduardo. Ainda da esquerda no fundo temos nosso amigo muito particular Luiz e Luiza junto comigo, o Afonso. Bom, temos ainda na retaguarda, tirando a foto D. Carminha..., ausente neste dia é Florentina. Estes os encarnados, os desencarnados são vários, entre eles membros do grupo que já voltaram para o Mundo Espiritual: Sr. Pedro, Sr.Francisco e ainda nossos protetores que são muitos. 
Cada integrante do Grupo tem sua particularidade e suas histórias, seja com médiuns, trabalhadores e cidadãos, pessoas comuns.
A história do grupo é impar...foi graças à determinação do Sr. Pedro que o grupo se destacou. Antes as reuniões tinham um critério que precisava de se ajustar aos postulados espíritas e coube Sr. Pedro, homem humilde, simples, mas um Espírita aberto decidiu quebrar um paradigma. As reuniões mediúnicas eram abertas e convidado a participar e implantar os estudos, pouco a pouco vários membros sentiram a necessidade das reformas e isto foi realizado (sinto hoje que na verdade o grupo estava nos adotando, eu e outros). A instituição era o Grupo Espírita Fraterno Dr. Antonio dos Passos. Nesta época fazíamos parte do C.E. Anita Borela de Oliveira, também em Cataguases e após o convite, associando com Luiz, Eduardo, Dalva e outros que com o tempo se afastaram por diversas razões particulares e de saúde, implantou-se estudos continuados sobre a Doutrina Espírita e em especial sobre Mediunidade. O resultado foi a solidificação das propostas, e o grupo tornou a partir daquela época (1979) privativo, mas com reuniões de estudos abertas para formação de continuadores, fato que ocorreu e hoje com Florentina e Luiza.
Ao longo destes anos quantas tarefas tivemos a oportunidade de realizar graças à ação de nossos Amigos Espirituais. Com chuva, sol, enchentes agora, pois com o tempo as reuniões foram transferidas para o Anita Borela, centro privilegiado pelo silêncio, afastado do barulho dos sons de veículos, tendo ao fundo o Rio Pomba e uma cocheira, pequena por sinal, mas que faz o fundo musical de nossas vibrações. 
Vários e vários casos nestes mais de 30 anos...Quantas histórias...quantos dramas, sucessos e insucessos, mas que foram e são superados pela equipe. Quando entramos para o grupo era solteiro...hoje me igualo aos membros do grupo pelo menos nos meus cabelos...brancos.
Uma das experiências marcantes envolveu um de nossos membros, Luiz Raváglia...desenganado pelos médicos e até hoje conosco...com problemas de saúde que na verdade não são problemas...são soluções.
As características do grupo são várias: assiduidade, pontualidade, determinação, companheirismos etc...isto não significa perfeição, mas dedicação a um propósito. Sermos capazes de atuar como colaboradores do Mundo Espiritual que nos assiste.
Dalva é irmã de Maria Helena.  Eduardo é filho de Sr. Pedro e primo Luiza que é filha de Sr. Francisco. Tanto Pedro como Francisco já se encontram no mundo espiritual. Outros familiares também faziam parte do grupo quando encarnados...hoje no grupo espiritual. Silvia e Eneida são irmãs, e tem Marília que também fazia parte do grupo...D. Lúcia, Luiz e Afonso parecem os de fora...somente parecem.
Estou hoje com família morando na Paraíba...10 anos. A distância física impede-nos de estarmos presentes, mas em Espírito estamos sempre juntos nas segundas feiras, dia da reunião.
A foto é recente, de ontem...atividades profissionais nos possibilitam estar na cidade, e lá fomos nós de surpresa para alguns...mas não tenho palavras para expressar alegria de estarmos ali, ouvindo Eneida ler, Luiz comentar e ser rebatido no bom sentido pela Maria Helena e Dalva, ver a tranquilidade do Eduardo, a preocupação do Alvimar em como opinar...Silvia, D. Carminha e Luiza acompanhando as discussões que as vezes são calorosas...mas que no final tem este resultado: mais de trinta anos juntos.
Com muito orgulho, alegria faço parte deste grupo que nos adotou na juventude, dando-nos a oportunidade iniciada por meus pais de trabalhar no Movimento Espírita nas Minas Gerais e hoje utilizar desdes exemplos vivos atuar na Seara Paraibana, em particular na Sociedade Espírita Caminho da Paz com os mesmos critérios do Grupo Espírita Fraternidade...nome que adoto para este Grupo de mais de 30 anos juntos.
Que Deus ilumine a todos vocês, meus amigos, meus irmãos, pelo muito que contribuíram e contribuem pela divulgação da mensagem Espírita que é a mensagem de Jesus de Nazaré.