quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Instituições Espíritas presentes na Inauguração e Aniversário do Caminho da Paz



O Centro Espírita

“O progresso geral é a resultante de todos os progressos individuais” (Allan Kardec – Obras Póstumas).

Infelizmente tem-se observado ao longo dos anos um grande distanciamento entre as instituições espíritas, que se fecham em torno delas mesmas, quando na verdade deveriam estar realizando um trabalho contínuo de aproximação mútua, tendo como objetivo a dinamização do inter-relacionamento, através da troca de informações e experiências, permutando conhecimento administrativo e doutrinário, buscando agir em conjunto nas atividades viáveis de serem realizadas entre os Centros Espíritas. (LM =>Se os centros de estudos se multiplicarem, tanto melhor; será um sinal de incontestável progresso, que aplaudiremos com todas as nossas forças.
Quanto às rivalidades, às tentativas que façam por nos suplantarem, temos um meio infalível de não as temer. Trabalhamos para compreender, por enriquecer a nossa inteligência e o nosso coração; lutamos com os outros, mas lutamos com caridade e abnegação. O amor do próximo inscrito em nosso estandarte é a nossa divisa; a pesquisa da verdade, venha donde vier, o nosso único objetivo. Com tais sentimentos, enfrentamos a zombaria dos nossos adversários e as tentativas dos nossos competidores).

E desta forma, vamos encontrar instituições que estão situadas bem próximas umas das outras, porém mal se conhecem, atuam dentro de um mesmo bairro e não possuem conhecimento das atividades desenvolvidas pelas outras instituições, seus dirigentes e trabalhadores não se relacionam, se desconhecendo por completo; esta situação é bem mais comum do que se possa pensar.

E assim pensado, poderiam e podem os Centros Espíritas que vivenciam as mesmas dificuldades operacionais nos seus diferentes campos de atuação, ter essas dificuldades mais rapidamente solucionadas se houvesse uma relação de ajuda e incentivo mais dinâmico entre os Centros Espíritas. Instituições Espíritas há que realizam os mesmos trabalhos sem alcançarem o objetivo desejado, quando em conjunto poderiam estar alcançando resultados ideais ou bem mais satisfatórios, sem que com isto percam sua individualidade ou identificação.

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos”(Bezerra de Menezes).




Pensemos nisto!
=====
Desta forma, nós da Sociedade Espírita Caminho da Paz, agradecemos a todas as instituições abaixo relacionadas pela presença em nosso evento.

Nome da Instituição Espírita Cidade/Estado
1. O Consolador João Pessoa, Pb
2. Lar de Jesus João Pessoa, Pb
3. NESSE – Núcleo Espírita Sócio Educacional João Pessoa, Pb
4. ASSESEK João Pessoa, Pb
5. Teresa D´Avila João Pessoa, Pb
6. Treze Irmãos João Pessoa, Pb
7. Amigos Irmãos João Pessoa, Pb
8. Federação Espírita Paraibana João Pessoa, Pb
9. Joana D´Arc João Pessoa, Pb
10. Bom Samaritano João Pessoa, Pb
11. Núcleo Espírita Cristão Chico Xavier Bananeiras/Pb
12. Centro Espírita Anita Borela de Oliveira Cataguases/MG
13. Centro Espírita Bezerra de Menezes Cataguases/MG
14. Centro Espírita Vianna de Carvalho João Pessoa, Pb
15. Centro Espírita Luiz Sérgio João Pessoa, Pb
16. Eunice Weaver Bayex/Pb
17. Missionários da Luz João Pessoa, Pb
18. Núcleo Espírita Scheilla João Pessoa, Pb
19. Deus, Amor, Caridade (Vovozinha) João Pessoa, Pb
20. Centro Espírita Chico Xavier Jacumã
21. Centro Espírita Leopoldo Cirne João Pessoa, Pb
22. Núcleo Espírita Eurípedes Barsanulfo João Pessoa, Pb
23. Centro Espírita Paulo e Estevão Fortaleza/CE
24. Sociedade Espírita Trabalhador da Última Hora Natal/RN
25. Associação Espírita Auta de Souza Goiana - PE


Destaque:
Foto da sede inaugurada e preparativos para início do evento. Na foto temos representantes de João Pessoa, Minas Gerais.

Nossos precursores: Sinval, Zelma e Sinval

Temos aqui da direita para esquerda Sinval e esposa D. Zelma, e Agripino. São os precursores da Sociedade Espírita Caminho da Paz. Inicialmente as atividades foram realizadas na casa de Sinval no bairro Tambauzinho e, posteriormente transferida para a garagem da casa do Agripino.
No aniversário e inauguração nossos irmãos e irmã narram como foi a trajetória iniciada em 5 de novembro de 1996.
A diretoria e traballhadores da SECAP em reunião de trabalho, decidiram um formato diferente para o evento. Assim, a coordenação das atividades ficou a cargo das jovens Carol e Laura e as apresentações foram através de narrativas e painel de fotos onde estão registrados os fatos marcantes do Caminho da Paz.
Com este formato os participantes presentes no evento vivenciaram momentos emocionantes narrados nos diversos momentos das atividades.