segunda-feira, 30 de abril de 2012

Espiritismo é uma filosofia de vida, não simplesmente uma crença.- Definição e Opção - Deolindo Amorim


Reflexões de Deolindo Amorim – fonte: O Espiritismo e os Problemas Humanos. 
Definição e Opção.

O estado atual do mundo exige um reexame de conjunto, em face da Doutrina Espírita, a fim de nos prepararmos para as transições de toda ordem, acompanhando o fio da História e procurando compreender as situações de cada momento. A Doutrina Espírita tem luzes para nos indicar o caminho.
Assim, diante de todas as transformações que se operam na Terra, principalmente após 1948, a Doutrina Espírita não ficou ultrapassada:
a)      Continuamos a sustentar a primazia da reforma moral do homem, como base ou ponto de partida de todas as reformas que visem ao melhoramento dos costumes e das condições humanas;
b)      Mantemos a mesma idéia de que o movimento espírita não pode ficar alheio aos problemas sociais, cumprindo-lhe, por isso, interferir na solução desses problemas;
c)       Devemos desenvolver e aprimorar cada vez mais a consciência de participação na vida social, em harmonia com o legítimo pensamento da Doutrina, que não quer o espírita fora do mundo, mas dentro do mundo, ajudando a transformá-lo.

Desta forma vamos encontrar:
1)      O Espiritismo, a Doutrina Codificada por Allan Kardec – tem relações com a Sociologia, o Direito, a Economia, a História...
2)      O Espiritismo é uma Doutrina de sentido universal, podendo ter pontos e coincidência com diferentes doutrinas e religiões, mas conserva autonomia de seus princípios.
3)      O Espiritismo é progressista, afirma a liberdade espiritual e tem por fim precípuo a espiritualização do homem na sociedade.
4)      O Espiritismo acompanha a evolução das idéias e, por isso, não pode ser considerado fora da atualidade.

E ainda: Somos deste mundo (TERRA), pertencemos à sociedade, tempos compromisso na Terra, e por isso mesmo, não podemos fugir às contingências do meio cósmico e do meio social.

Há muitas vias de conhecimento e, consequentemente, cada qual se faz àquela que mais de perto combina com as suas inclinações e possibilidades. Mas, desde que aceitemos integralmente a Doutrina Espírita, com ela devemos sedimentar as nossas reflexões, sem dispensar o exercício da faculdade crítica.

Tem o Espiritismo proposições básicas, necessária solidez para resistir às transformações que passa o mundo atualmente? Terão apenas v alor histórico? – É uma questão muito séria, mas inevitável, porque a realidade social nos afronta de vários modos, como se estivéssemos fazendo um teste de tudo que aprendemos até agora ou de tudo aquilo que acreditamos. Precisamos saber, mas saber criteriosamente, se as nossas convicções ainda estão intactas e se podem ou não enfrentar os desafios do mundo exterior. É o ponto de partida para uma tomada de posição.

Sobre os avanços tecnológicos e descobertas cientificas: não podemos deixar de pensar muito nessa situação, que é uma situação de fato, pois a problemática do momento exige definição e opção: ou nos definimos pela validade da Doutrina, se ela realmente não está superada pelos acontecimentos, ou teremos que optar por outra solução, tomando um roteiro diferente. É uma alternativa indisfarçável porque precisamos saber, conscientemente, onde devemos ficar ou para onde devemos ir. “A Doutrina espírita tem recursos inesgotáveis, mas é necessário saber como descobrir e aplicar esses recursos em face das motivações que vão surgindo”.

Em tudo por tudo, a Doutrina Espírita mostra sempre o equilíbrio, o bom senso, nunca radicalismo nem a precipitação...

O Espiritismo não é uma doutrina fatalista: se existem dificuldades insuperáveis, porque se prendem a vinculações bem dolorosas com o passado de outras etapas da vida, também existem problemas que correm por conta de falta de solidariedade ou frieza de muitos corações, que ainda não aprenderam a palpitar nas expansões de amor ao próximo.

Assim, o Espiritismo é, para nós, uma filosofia de vida, não simplesmente uma crença.

E concluindo o extrato:

“Se não quisermos compreender o mundo atual, ficaremos marginalizados. É a hora mais decisiva de nos voltarmos para o pensamento fundamental da Doutrina...
Leon Denis afirma: cada espírito reencarnado tem a sua missão, grande ou pequena, brilhante ou obscura, mas sempre meritória, se for bem cumprida.

Para saber e refletir um pouco mais:
Sugestão de leitura: O Espiritismo e os Problemas Humanos – Deolindo Amorim
O Livro dos Espíritos: questões




Informações sobre Deolindo Amorim
Dados pessoais: 
Nome
: Deolindo Amorim.  
Nascimento
: 23/01/1908.  
Homem
: jornalista, escritor, sociólogo e espírita.  
Desencarne
: 24 de abril de 1984 (76 anos).

1. ASPECTOS GERAIS
Nasceu em Baixa Grande, interior da Bahia. Foi para o Rio de Janeiro em 1929, para prestar o serviço militar obrigatório e aí ficou residindo em definitivo, casando-se com dona Delta dos Santos Amorim, sua dedicada companheira, de cujo enlace nasceram Paulo Henrique S. Amorim, Rosa Maria A. R. Valle e Marília dos Santos Amorim.