Reflexões de
Deolindo Amorim – fonte: O Espiritismo e os Problemas Humanos.
O estado atual do mundo exige um
reexame de conjunto, em face da Doutrina Espírita, a fim de nos prepararmos
para as transições de toda ordem, acompanhando o fio da História e procurando
compreender as situações de cada momento. A Doutrina Espírita tem luzes para
nos indicar o caminho.
Assim, diante de todas as
transformações que se operam na Terra, principalmente após 1948, a Doutrina
Espírita não ficou ultrapassada:
a) Continuamos
a sustentar a primazia da reforma moral do homem, como base ou ponto de partida
de todas as reformas que visem ao melhoramento dos costumes e das condições
humanas;
b) Mantemos
a mesma idéia de que o movimento espírita não pode ficar alheio aos problemas
sociais, cumprindo-lhe, por isso, interferir na solução desses problemas;
c) Devemos
desenvolver e aprimorar cada vez mais a consciência de participação na vida
social, em harmonia com o legítimo pensamento da Doutrina, que não quer o espírita
fora do mundo, mas dentro do mundo, ajudando a transformá-lo.
Desta forma vamos encontrar:
1) O
Espiritismo, a Doutrina Codificada por Allan Kardec – tem relações com a
Sociologia, o Direito, a Economia, a História...
2) O
Espiritismo é uma Doutrina de sentido universal, podendo ter pontos e
coincidência com diferentes doutrinas e religiões, mas conserva autonomia de
seus princípios.
3) O
Espiritismo é progressista, afirma a liberdade espiritual e tem por fim
precípuo a espiritualização do homem na sociedade.
4) O
Espiritismo acompanha a evolução das idéias e, por isso, não pode ser
considerado fora da atualidade.
E ainda: Somos deste mundo (TERRA), pertencemos à
sociedade, tempos compromisso na Terra, e por isso mesmo, não podemos fugir às
contingências do meio cósmico e do meio social.
Há muitas vias de conhecimento e, consequentemente, cada
qual se faz àquela que mais de perto combina com as suas inclinações e
possibilidades. Mas, desde que aceitemos integralmente a Doutrina Espírita, com
ela devemos sedimentar as nossas reflexões, sem dispensar o exercício da
faculdade crítica.
Tem o Espiritismo proposições básicas, necessária solidez
para resistir às transformações que passa o mundo atualmente? Terão apenas v alor
histórico? – É uma questão muito séria, mas inevitável, porque a realidade
social nos afronta de vários modos, como se estivéssemos fazendo um teste de
tudo que aprendemos até agora ou de tudo aquilo que acreditamos. Precisamos
saber, mas saber criteriosamente, se as nossas convicções ainda estão intactas e
se podem ou não enfrentar os desafios do mundo exterior. É o ponto de partida
para uma tomada de posição.
Sobre os avanços tecnológicos e descobertas cientificas:
não podemos deixar de pensar muito nessa situação, que é uma situação de fato,
pois a problemática do momento exige definição e opção: ou nos definimos pela
validade da Doutrina, se ela realmente não está superada pelos acontecimentos,
ou teremos que optar por outra solução, tomando um roteiro diferente. É uma
alternativa indisfarçável porque precisamos saber, conscientemente, onde
devemos ficar ou para onde devemos ir. “A Doutrina espírita tem recursos
inesgotáveis, mas é necessário saber como descobrir e aplicar esses recursos em
face das motivações que vão surgindo”.
Em tudo por tudo, a Doutrina Espírita mostra sempre o
equilíbrio, o bom senso, nunca radicalismo nem a precipitação...
O Espiritismo não é uma doutrina fatalista: se existem
dificuldades insuperáveis, porque se prendem a vinculações bem dolorosas com o
passado de outras etapas da vida, também existem problemas que correm por conta
de falta de solidariedade ou frieza de muitos corações, que ainda não
aprenderam a palpitar nas expansões de amor ao próximo.
Assim, o Espiritismo é, para nós, uma filosofia de vida,
não simplesmente uma crença.
E concluindo o extrato:
“Se não quisermos compreender o mundo atual, ficaremos
marginalizados. É a hora mais decisiva de nos voltarmos para o pensamento
fundamental da Doutrina...
Leon Denis afirma: cada espírito reencarnado tem a sua
missão, grande ou pequena, brilhante ou obscura, mas sempre meritória, se for
bem cumprida.
Para saber e
refletir um pouco mais:
Sugestão de leitura: O Espiritismo e os Problemas Humanos –
Deolindo Amorim
O Livro dos Espíritos: questõesInformações sobre Deolindo Amorim
Dados pessoais:
Nome: Deolindo Amorim.
Nascimento: 23/01/1908.
Homem: jornalista, escritor, sociólogo e espírita.
Desencarne: 24 de abril de 1984 (76 anos).
1. ASPECTOS GERAIS
Nasceu em Baixa Grande, interior da Bahia. Foi para o Rio de Janeiro em 1929, para prestar o serviço militar obrigatório e aí ficou residindo em definitivo, casando-se com dona Delta dos Santos Amorim, sua dedicada companheira, de cujo enlace nasceram Paulo Henrique S. Amorim, Rosa Maria A. R. Valle e Marília dos Santos Amorim.