sexta-feira, 13 de julho de 2012

Influência do Espiritismo no Progresso e CENSO IBGE 2010



      798. O Espiritismo se tornará uma crença comum ou será apenas a de algumas pessoas?      - Certamente ele se tomará uma crença comum e marcara uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. Haverá, entretanto grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção porque não se pode dissimular que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais. Mas os seus contraditares, ficando cada vez mais isolados, serão afinal forçados a pensar como todos os outros, sob pena de se tornarem ridículos. 


Comentário de Kardec: As idéias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as idéias políticas. Vede o paganismo; não há ninguém, certamente que professe hoje as idéias religiosas daquele tempo; não obstante, muitos séculos depois do advento do Cristianismo, ainda haviam deixado traços que somente a completa renovação das raças pôde apagar. O mesmo acontecerá com o Espiritismo; ele faz muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fenômeno de incredulidade que só o tempo fará desaparecer. Contudo, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo porque é o próprio Cristianismo que lhe abre as vias sobre as quais ele se desenvolvera. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que construir.


Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, perguntou aos Espíritos, pergunta 573: Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados? Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais...


Assim, precisamos devolver essa conscientização, é que iniciaremos a marcha para o melhoramento individual, caminho a que tenderá todo espírita sério (RE - 1866 - ABRIL). Ainda encontraremos a reflexão de Kardec inserida no Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII, item 3: onde diz que:  Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.Somente o estudo, a conscientização e a vivência espírita poderão nos fortalecer para esse bom combate, pois o Espiritismo só reconhece como adeptos os que põem em prática os seus ensinamentos... pois este é o sinal característico do verdadeiro espírita  (RE janeiro - 1869)


Recentemente o IBGE divulga resultados do CENSO, destacando aqui o critério RELIGIÃO.Uma leitura que sugerimos é de nosso amigo Jorge Hessen para o qual direcionamos o link abaixo. No artigo e nos itens doutrinários acima o objetivo é convidar nossos leitores do blog a refletirem e opinarem sobre o assunto.

O ESPIRITISMO ANTE O CENSO 2010 – RETRATO DE UM PANORAMA QUE CLAMA POR MUDANÇAS DE RUMO





http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com.br/2012/07/o-espiritismo-ante-o-censo-2010-retrato.html