segunda-feira, 22 de abril de 2019

Allan Kardec - Racionalidade e Bom Senso

Decisão, Cérebro, Coração, Mente

O Espiritismo "Não é uma seita política, como não se trata de uma seita religiosa; é a constatação de um fato, uma doutrina moral, e a moral está em todas as religiões, em todos os partidos. ( Allan Kardec Viagem Espírita 1862)

O livre pensamento, na sua acepção mais ampla, significa livre exame, liberdade de consciência, fé raciocinada; ele simboliza a emancipação intelectual, a independência moral, complemento da independência física; ele não quer mais escravos do pensamento do que escravos do corpo, porque o que caracteriza o livre pensador é que ele pensa por si mesmo e não pelos outros, em outras palavras, que sua opinião lhe pertence particularmente. Pode, pois, haver livres pensadores em todas as opiniões e em todas as crenças. Neste sentido, o livre pensamento eleva a dignidade do homem; dele faz um ser ativo, inteligente, em lugar de uma máquina de crer. (Allan Kardec - Revista Espírita fevereiro 1867.

Assim entendido, podemos reafirmar com tranquilidade, sem nos preocuparmos com as ideias contrárias que: 

   O Espiritismo não é, pois, uma religião: de outro modo teria seu culto, seus templos, seus ministros. Cada um, sem dúvida, pode se fazer uma religião de suas opiniões, interpretar ao seu gosto as religiões conhecidas, mas daí à constituição de uma nova Igreja, há distância, e creio que seria imprudente dar-lhe a ideia. Em resumo, o Espiritismo se ocupa com a observação dos fatos, e não com as particularidades de tal ou tal crença, da procura das causas, de explicações que esses fatos podem dar de fenômenos conhecidos, na ordem moral como na ordem física, e não impõe mais um culto aos seus adeptos do que a astronomia impõe o culto dos astros, nem a pirotécnica o do fogo...(Allan Kardec, Revista Espírita, maio 1859

  O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas mesmas relações.

 Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. (Allan Kardec -  O que é o Espiritismo, Preâmbulo.)