quarta-feira, 28 de março de 2012

MEDIUNIDADE E ORGANISMO






Por mais que um grande contingente de companheiros das lides mediúnicas continue a afirmar a sua estranheza ou incompreensão, ante os ensinamentos apresentados nas páginas lúcidas de O Livro dos Médiuns, o fato é que as expressões de Allan Kardec seguem eivadas de lógica e correção, que necessitam do devido entendimento.
O referido ensino é o que se reporta à mediunidade como uma faculdade radicada no organismo. A partir daí sobrevêm uma série de acaloradas discussões ou pertinazes processos de frieza à frente de tal pronunciamento do Codificador. O costume do indivíduo de não associar a experiência mediúnica ao organismo do médium, vendo-a somente como algo relativo ao Espírito, absolutizando indevidamente a situação, provoca-lhe dificuldades na compreensão da questão.
O que ocorre, porém, por outro lado, é que tudo está correto e nobremente situado pelo notável mestre de Lion. Sem qualquer dificuldade, compreender-se-á que toda percepção do Invisível, isto é, toda captação da presença dos Sempre Vivos, é detectada pelo Espírito. É a alma que possui os instrumentos para fazer os registros provenientes de outras almas. No entanto, parece-nos de fácil compreensão que a exteriorização dessa captação estará em função do corpo somático.
A sistematização neurológica deverá ser responsável por deixar jorrar para o exterior a luz da apreensão espiritual. Todo o material assimilado pela alma do médium escorrerá por meio dos canais nervosos, pelo organismo que ele enverga, a ponto de sentir que não haveria a corporificação do fenômeno sem a cooperação do corpo fisiológico. Utilizemo-nos de algum exemplo singelo, mas que tem tudo para ajudar na compreensão da questão.
Um exímio pianista, detentor de grandiosos talentos, de admirado virtuosismo, somente poderá exprimir a sua arte, com perfeição, no caso em que lhe seja oferecido um piano de excelentes qualidades. Caso não se dê tal oferecimento, deveremos admitir que, por mais notável seja o intérprete, não logrará dar provas da sua capacidade uma vez que se utiliza de um instrumento inferior, defeituoso, impróprio para o mister desejado. Cada corpo funciona como um instrumento e cada Espírito será o intérprete da mensagem captada.
Qualquer indivíduo que reencarne com projeto de atuar na esfera da mediunidade ostensiva, portando, então, o compromisso mediúnico em sua folha de deveres, necessitará de um corpo físico que lhe possibilite a exteriorização da faculdade psíquica.
O sistema nervoso do futuro médium, tanto o central quanto o periférico, e aqui não nos deteremos em minúcias que poderiam tornar mais complexa a compreensão do que desejamos aclarar, é ajustado de tal maneira que o mínimo contato fluídico ou envolvimento psíquico dos desencarnados sobre ele, imponha-lhe percepções automáticas do Invisível. Daí o encontrarmos portadores da faculdade mediúnica que exprimem seu descontentamento com a sua condição. Dizem, agora que estão na Terra esquecidos do seu pretérito de enormes carências, que desejariam sustar esses registros, pelos incômodos que lhes proporcionam, e desfilam um rosário de irrefletidas razões.
Outros, não obstante, vivem ansiando por semelhantes registros mediúnicos, sem que a sua organização neuro-psíquica lhes permita. Não sentem coisa alguma num nível que se possa considerar mediúnico. Tendo-se a mediunidade como passível de exteriorizar-se, graças ao perispírito, a túnica eletromagnética do Espírito, e sendo ele ligado ao corpo físico célula por célula, é compreensível que, quando um Espírito comunicante faz vibrar o perispírito, por meio das energias que consegue movimentar, as células orgânicas acompanhem-no num processo de ressonância perfeito.
É por causa dessa ressonância que as células liberam suas substâncias, desde os processos de sudorese abundante e fria até os componentes citoplásmicos, que formarão o ectoplasma, segundo a nomenclatura de Charles Richet, componentes esses que podem ser ricos em moléculas de A.D.P ou de A.T.P , que propiciarão as ocorrências de ectoplasmias luminosas, quando os médiuns sejam de efeitos físicos.
A intensidade de vibração do perispírito determinará a intensidade de ressonância celular que, por seu turno, expressará a intensidade da exteriorização do fenômeno. É essa interação perispírito-corpo físico que imporá o nível de aprofundamento do transe mediúnico, observando-se que se há maior liberação nervosa dos registros perispirituais, a mostragem do comunicante é mais nítida, mais comprobatória, enfim.
Se em todos os fenômenos mediúnicos é o organismo, representado pelo sistema nervoso, que dá o tom da ocorrência, sem qualquer hesitação, podemos crer que os ditos fenômenos dependem do corpo do médium para que se manifestem. É por isso que na formosura de O Livro dos Médiuns, no item 159, do capítulo XIV, o Codificador informa que "usualmente, só se qualificam como médiuns, aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva".
Uma vez que a maior ou menor interação perispírito-corpo físico está na dependência das conquistas gerais anteriores, das necessidades, méritos e deméritos de cada pessoa, teremos aí um maior ou menor grau de sensibilidade dos médiuns, chegando a compreender o porquê da variedade enorme de médiuns, tanto no tipo de manifestações que produzem quanto na intensidade em que as podem produzir.
Urge estudar mais detidamente a questão, para que o entendimento se faça e o brilho transcendente desse Tratado de Espiritismo Experimental seja percebido, definitivamente, como roteiro seguro para todos os que se lançam nesses labores felizes da mediunidade a serviço da implantação do Bem sobre o mundo.
j. Raul Teixeira – Espírito Camilo – livro Correnteza de Luz

quarta-feira, 14 de março de 2012

DISSERTAÇÕES ESPÍRITAS – O Livro dos Médiuns.


  Penso que o Espiritismo é um estudo todo filosófico das causas secretas dos movimentos interiores da alma, até agora nada ou pouco definidos. Explica, mais do que desvenda, horizontes novos. A reencarnação e as provas, sofridas antes de atingir o Espírito a meta suprema, não são revelações, porém uma confirmação importante. Tocam-me ao vivo as verdades que por esse meio são postas em foco. Digo intencionalmente — meio — porquanto, a meu ver, o Espiritismo é uma alavanca que afasta as barreiras da cegueira. Está toda por criar-se a preocupação das questões morais. Discute-se a política, que agita os interesses gerais; discutem-se os interesses particulares; o ataque ou a defesa das personalidades apaixonam; os sistemas têm seus partidários e seus detratores. Entretanto, as verdades morais, as que são o pão da alma, o pão de vida, ficam abandonadas sob o pó que os séculos hão acumulado. Aos olhos das multidões, todos os aperfeiçoamentos são úteis, exceto o da alma. Sua educação, sua elevação não passam de quimeras, próprias, quando muito, para ocupar os lazeres dos padres, dos poetas, das mulheres, quer como moda, quer como ensino. Ressuscitando o espiritualismo, o Espiritismo restituirá à sociedade o surto, que a uns dará a dignidade interior, a outros a resignação, a todos a necessidade de se elevarem para o Ente supremo, olvidado e desconhecido pelas suas ingratas criaturas. ( J. J. Rousseau)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Integração Caminho da Paz com NESE - Núcleo Espírita Sócio Educacional - Comunidade do Timbó, João Pessoa, Paraíba

NESE - Núcleo Espírita Sócio Educacional, é uma Instituição Espírita que atua ativamente na Comunidade do Timbó - extensão do Bairro Bancários, em João Pessoa. Tem como coordenadores os irmãos Olinto e Sr. Santos que lideram uma pequena equipe mas que realiza um GRANDE TRABALHO como o nome do Núcleo já expressa.

O Caminho da Paz em parceria colabora com pequena caravana  composta de trabalhaores e expositores que sempre levam uma palavra amiga, de orientação aos frequentadores daquela instituição. O destaque fica por conta da presença feminina e das crianças, números sempre superiores a 40 pessoas adultas e o mesmo quantitativo de crianças. Isto nas sextas-feiras quando ocorrem as palestras públicas, passes e evangelização. No sábado à tarde são realizados outras atividades sociais e doutrinárias quando a presença dos assistidos mais que triplicam.

No dia 09 de março 2012, novamente lá estivemos contando com a colaboração de nossa irmã Filomena que foi a expositora, falando sobre Higiene: fator de felicidade. Muito interessante foi a interação obtida com os presentes, onde muitas dúvidas foram esclarecidas, seguidas de outras orientações. Abaixo registro desde momento agradável junto a esta comunidade tão carente mas que conta com a presença do NESE.





Encontro dos Trabalhadores do Caminho da Paz - Reciclando Estudos sobre O Passe

Seguindo a programação definida para 2012, sob a coordenação da Diretoria da Sociedade Espírita Caminho da Paz, foi realizado o 4º Ciclo de Estudos sobre A Obsessão - mês fev/2012 - tema estudado: A Obsessão na Família

terça-feira, 6 de março de 2012

Atividades do Pólo Espírita 2 - João Pessoa,Paraíba

Divulgando atividades de integração das instituições que constituem o Pólo 2 - João Pessoa:

5º MÊS DE INTEGRAÇÃO DO PÓLO ESPÍRITA 2 - ABRIL 2012
Comemoração dos 150 anos de O Espiritismo sua Expressão Mais Simples.
                 E Campanha "Diga NÃO a Violência"

Importante:
Pelo 5º ano consecutivo o Pólo Espírita 2 realiza o Mês de Integração, quando as instituições constituintes em
conjunto definem as Palestras em parceria, datas, temas, expositores das palestras.
Dia da Semana  Data  Horário Instituição onde será realizada a Palestra Tema da Palestra Palestra a Cargo da Instituição:
Domingo DIA 01 17h00min Lar de Jesus Suicídio e Espiritismo ASSESESK
Domingo Dia 01 17h00min Humberto de Campos Aborto ante o Espiritismo O Consolador
Quarta-feira DIA 04 17h00min O Consolador O Aborto ante o Espiritismo ASSESESK
Quarta-feira DIA 04 20h00min ASSESESK O Aborto e Suas Consequências Treze Irmãos
Quinta-feira DIA 05 19h30min Treze Irmãos Suicídio e Espiritismo NESE
Sábado DIA 07 17h30min Caminho da Paz Diga Não a Violência: Como? NESE
Quarta-feira DIA 11 20h00min ASSESESK Suicídio e Espiritismo Caminho da Paz
Sexta-feira DIA 13 19h00min NESE  Tabagismo: É Possível Dar Adeus Treze Irmãos
Sábado DIA 14 15h30min Scheilla O Aborto e Suas Consequências Lar de Jesus
Quarta-feira DIA 18 19h30min O Consolador Diga Não a Violência: Como? Lar de Jesus
Sábado DIA 21 17h30min Caminho da Paz Suicídio e Espiritismo O Consolador
DOMINGO DIA 22 16h30min Treze Irmãos O Aborto ante o Espiritismo Caminho da Paz
Quarta-feira DIA 25 20h00min Teresa D` Ávila Alcoolismo e Obsessão Lar de Jesus
Sábado DIA 28 15h30min Scheilla Suicídio e Espiritismo Caminho da Paz
DOMINGO DIA 29 17h00min Lar de Jesus O Aborto e Suas Consequências O Consolador
Domingo Dia 29 17h00min Humberto de Campos Alcoolismo e Obsessão Caminho da Paz