quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas por Allan Kardec


ALLAN KARDEC • RESUMO DA LEI DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS, por ALLAN KARDEC
Títulos originais:
RÉSUMÉ DE LAI LOI DES PHÉNOMÈNES SPIRITES (Paris, Avr. 1864, Chez Didier et Cie.)
Tradução: SALVADOR GENTILE


Índice Geral
RESUMO DA LEI DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS
Observações Preliminares
Dos Espíritos
Manifestações dos Espíritos
Dos Médiuns
Das Reuniões Espíritas

Observações Preliminares

As pessoas alheias ao Espiritismo, não lhe compreendendo nem os objetivos nem os fins, dele fazem, quase sempre, uma idéia, completamente falsa. O que lhe falta, sobretudo, é o conhecimento do princípio, a chave primeira dos fenômenos; à falta disso, o que vêem e o que ouvem é sem proveito e mesmo sem interesse para elas. A experiência tem demonstrado que apenas a visão ou o relato dos fenômenos não bastam para convencer. Aquele mesmo que é testemunha de fatos capazes de confundirem, fica mais espantado do que convencido; quanto mais o efeito parece extraordinário, mais dele se suspeita. Somente um estudo prévio sério pode conduzir à convicção; freqüentemente, basta para mudar inteiramente o curso das idéias. Em todos os casos, é indispensável para compreensão dos mais simples fenômenos. À falta de uma instrução completa, um resumo sucinto da lei que rege as manifestações bastará para fazer considerar as coisas sob seu verdadeiro aspecto, para as pessoas que nela ainda não estão iniciadas. É o primeiro passo que damos na pequena instrução adiante.
Esta instrução foi feita, sobretudo, tendo em vista as pessoas que não possuem nenhuma noção do Espiritismo. Nos grupos ou reuniões espíritas, onde se encontrem assistentes noviços, pode servir, utilmente, de preâmbulo às sessões, segundo as necessidades.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários do Blog

Não se pode exercer qualquer atividade sem primeiro aprender o que ela é, qual a sua finalidade, quais são as suas regras, quais as dificuldades e inconvenientes que devem ser evitados. Como nos orienta Allan Kardec: o Espiritismo é um campo de atividades difíceis, complicadas, melindrosas, exigindo dos seus praticantes conhecimento seguro de sua natureza e finalidade, de suas possibilidades e dificuldades...
Por isso muita gente fracassa na prática espírita, caindo em situações confusas, ensinando aos outros uma porção de coisas erradas, trocando as mãos pelos pés e escorregando sem perceber em obsessões e fascinações.
Evite este desastre moral e espiritual estudando a doutrina na FONTE, com o respeito e a humildade de quem compreende que está lidando com a mais elevada sabedoria já concedida à espécie humana. Como diz J. Herculano Pires: Espiritismo quer dizer SABEDORIA DOS ESPÍRITOS SUPERIORES. Desenvolvamos e aprimoremos o bom-senso, evitando a insensatez.
Pensemos nisso!

Nenhum comentário: