383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela
infância?
R. — Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é
mais acessível, durante esse tempo, às impressões que recebe e que podem ajudar
o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da
sua educação. (1)
Trecho extraído de “O
Livro dos Espíritos - q. 383” - obra codificada por Allan Kardec
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ENSINO ESPÍRITA
Um curso regular de
Espiritismo seria dado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência
espírita e propagar o gosto pelos estudos sérios. Esse curso terá a vantagem de
criar a unidade dos princípios, de obter adeptos esclarecidos, capazes de difundir
as idéias espíritas e de desenvolver grande números de médiuns. Encaro este
curso como capaz de exercer influência capital no futuro do Espiritismo e em
suas conseqüências.(2) - Allan Kardec no livro “Obras Póstumas”
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NOTAS:
(1) Os pais e os professores espíritas devem ponderar sobre
este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da
Psicologia infantil e da Pedagogia, mostrando a importância da educação da
criança não apenas para esta vida mas para a sua própria evoloção espiritual.
(Nota de J. Herculano Pires)
(2) Veja-se o projeto de criação das Escolas de Espiritismo,
organismos de ensino de tipo universitário, aprovado pelo IV Congresso
Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas realizando em Curitiba,
Paraná, em 1968, e publicado pela revista Educação Espírita, n.o 1, de dezembro
de 1970. (Nota de J. Herculano Pires)
(...) Há um elemento
que não se costuma considerar, sem o qual a ciência econômica torna-se apenas
uma teoria: é a educação. Não a educação intelectual, mas a educação moral; não
ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar o
caráter, que dá os hábitos: porque educação é o conjunto dos hábitos
adquiridos. Quando se pensa na massa de indivíduos lançados a cada dia na
torrente da população, sem princípios nem freios e entregues aos próprios
instintos, devem causar espanto as conseqüências desastrosas que resultam
disso? Quando essa arte for conhecida e praticada, o homem trará hábitos de
ordem e de previdência para si e para os seus, de respeito pelo que é
respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos angustiado os maus
dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação
bem conduzida pode curar; aí está o ponto de partida, o elemento real do
bem-estar, a garantia da segurança de todos.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS Trecho da nota de Allan Kardec em
relação a resposta da questão 685-a
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.... se uma boa
educação moral lhes houvera ensinado a praticar a lei de Deus, não teriam caído
nos excessos causadores da sua perdição. Disso, sobretudo, é que depende a
melhoria do vosso planeta.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Resposta à questão 889
Não basta dizer ao
homem que ele deve trabalhar, é necessário também que o que vive do seu
trabalho encontre ocupação, e isso nem sempre acontece. Quando a falta de
trabalho se generaliza, toma as proporções de um flagelo, como a escassez. A
ciência econômica procura o remédio no equilíbrio entre a produção e o consumo,
mas esse equilíbrio, supondo-se que seja possível, sofrerá sempre
intermitências e durante essas fases o trabalhador tem necessidade de viver. Há
um elemento que não se ponderou bastante, e sem o qual a ciência econômica não
passa de teoria: a educação. Não a educação intelectual, mas a moral, e nem
ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar os
caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é conjunto de hábitos
adquiridos.
Quando se pensa na massa de indivíduos diariamente lançados
na corrente da população, sem princípios, sem freios, entregues aos próprios
instintos, deve-se admirar das conseqüências desastrosas desse fato? Quando
essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem seguirá no mundo os
hábitos de ordem e previdência para si mesmo e para os seus, de respeito pelo
que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar de maneira menos
penosa os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas
que somente uma educação bem compreendida pode curar. Nisso está o ponto de
partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança de todos
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Trecho da nota de Allan Kardec em
relação a resposta da questão 685
Conhecidas as causas do egoísmo, o remédio se apresentará por
si mesmo. Só restará então destruí-las, senão totalmente, de uma só vez, ao
menos parcialmente, e o veneno pouco a pouco será eliminado. Poderá ser longa a
cura, porque numerosas são as causas, mas não é impossível. Contudo, ela só se
obterá se o mal for atacado em sua raiz, isto é, pela educação, não por essa
educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens
de bem.
A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do
progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se
conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo
modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita
experiência e profunda observação. É grave erro pensar-se que, para exercê-la
com proveito baste o conhecimento da Ciência. Quem acompanhar, assim o filho do
rico, como o do pobre, desde o instante do nascimento, o observar todas as
influências perniciosas que sobre eles atuam, em conseqüência da fraqueza, da
incúria e da ignorância dos que os dirigem, observando igualmente com quanta
freqüência falham os meios empregados para moralizá-los, não poderá espantar-se
de encontrar pelo mundo tantas esquisitices. Faça-se com o moral o que se faz
com a inteligência e ver-se-á que, se há naturezas refratárias, muito maior do
que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons
frutos.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Trecho da nota de Allan Kardec em
relação a resposta da questão 917
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