Um extrato
do Seminário sobre Herculano Pires, “Um homem além do seu tempo” realizado na
Sociedade Espírita Caminho da Paz em parceria com a Assepe João Pessoa.
Coordenado pelo jornalista, escritor e espírita Wilson Garcia – dia 18 de abril
2015.
Herculano Pires em Poesia e Prosa – fonte: livro Um deus
vigia o planalto.
Josué, o
mendigo, sabe que as mulheres são a alma da cidade. São elas que derramam a
maior quantidade de níqueis, diariamente, no seu velho chapéu de pedinte. Os
homens passam indiferentes, lerdos e pesados, em arrancos de tratores,
ruminando os seus instintos. Não veem, nem ouvem os seus lamentos. Mas as
mulheres arqueiam docemente as sobrancelhas, enternecem os olhos, amaciam a
voz, estendem as mãos em gestos maternais, e as moedas caem, numa chuva de
alegres tinidos, cantando no fundo do velho chapéu de mendigo.
Reflexões de Herculano Pires no
debate com Wilson Garcia:
1.
A
Parapsicologia tem sido vítima desses aventureiros, que o povo não sabe
distinguir dos investigadores e dos estudiosos honestos.
A conclusão de Rhine é decisiva: “A mente possui uma força
capaz de agir sobre a matéria. Produz sobre o meio físico efeitos inexplicáveis
por qualquer fator ou energia conhecidos pela Física”.
A
ciência espirita é um organismo vivo, de natureza conceptual, estruturada em
leis psicológicas, ou seja, em princípios espirituais e racionais.
Em meados do século XIX às portas do grande avanço científico
do século XX, os cientistas ainda não percebiam a sua total ignorância da
estrutura real do planeta, de suas várias dimensões físicas e de sua população
oculta.
Se a ciência espírita não se
desenvolve entre nós, a culpa é exclusivamente dos homens de recursos, que
preferem endereçar suas contribuições para as obras assistenciais, com os olhos
voltados para a conquista de um pedaço de céu depois da morte.
Educação – Reflexões de Herculano
Pires
3.
Educar
é decifrar o enigma do ser em geral e de cada ser em particular, de cada
educando.
4.
A
educação depende do conhecimento menor ou maior que o educador possua de si
mesmo. Porque conhecer-se a si mesmo é o primeiro passo do conhecimento do ser
humano.
5.
Como
ajustar os fins superiores da Educação às exigências de uma civilização baseada
no lucro?
6.
O
que se deve ensinar na escola, para que ela se liberte do laicismo a que foi
obrigada pela pressão sectária, não é esta ou aquela religião (denominação ou
seita religiosa) mas a Religião como um todo, como uma província específica do
Conhecimento, como um campo cultural que não pode ser omitido no processo de
transmissão da cultura.
Educação e Família – Herculano Pires
7.
A
educação espírita começa no lar. Nas famílias espíritas é dever dos pais
iniciar os filhos nos princípios doutrinários desde cedo. A falta de
compreensão doutrinária faz com que certas pessoas pensem que as crianças não
devem preocupar-se com o assunto.
8.
A
Educação Espírita não é só permanente, contínua, mas sobretudo integral.
O Centro Espírita – Herculano Pires
9.
O
Centro Espírita não é templo nem laboratório – é, para usarmos a expressão
espírita de Victor Hugo: point d'optique do movimento doutrinário, ou seja, o
seu ponto visual de convergência.
Uma tomada de consciência sobre O Centro Espírita –Herculano Pires
•
Se os espíritas soubessem o
que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua
significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e
espiritual da Terra.
•
Mas o que fazemos, em todo este vasto
continente espírita é um esforço imenso de igrejificar o Espiritismo, de
emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, firmando por toda
parte núcleos místicos e portanto fanáticos, desligados da realidade imediata.
•
As práticas místicas do passado não
servem para a era da razão, em que nos encontramos na antevéspera da era do
espírito.
•
Médiuns,
expositores e escritores espíritas não são luminares nem santos, mas criaturas
falíveis que podem também cair a qualquer instante de seus falsos pedestais.
•
A
disciplina autoritária e rígida teve a sua função na disciplinação dos povos
bárbaros após a queda do Império Romano. Essa coerção prosseguiu pelos tempos
sombrios do Medievalismo. Mas a Era da Razão, que surgiu da noite medieval,
reivindicou os direitos individuais do homem, na linha ateniense do esclarecimento
cultural.
•
Formava-se
e ainda se tenta formar, no meio espírita, uma estrutura totalitária de poder e
arbítrio, com uma disciplina legal asfixiando a liberdade espírita.
•
Ensinar
às crianças o princípio da reencarnação, da lei de causas e efeitos, da
presença do anjo guardião em suas vidas, da comunicabilidade dos espíritos e
assim por diante é um dever inalienável dos pais.
•
Uma
criança nasce com deficiência numa perna ou num braço e logo um sabereta
espírita promove a suposta devassa do seu passado, acusando-a de crimes
inverificáveis.
Sobre a Mediunidade – Herculano Pires
1. A mais refinada conquista da
evolução, que marca o homem com o endereço do plano angélico, é a Mediunidade.
Função sem órgão, resultante de todas as funções orgânicas e psíquicas da
espécie, a Mediunidade é a síntese por excelência, que consubstancia todo o
processo evolutivo da Natureza.
1. O ato mediúnico é o momento em que o
espírito comunicante e o médium se fundem na unidade psicoafetiva da
comunicação.
1. Curar e educar são funções conjugadas
do homem na luta pela sua transcendência.
Sobre a Política – Herculano Pires
1 O espírita não é nem pode ser avesso
aos interesses públicos, mas não deve arriscar-se aos azares da política se não
estiver impregnado até à medula do firme propósito de resistir a todas as
fascinações do cargo que vai exercer e solidamente esteado nos princípios da
doutrina.
O Espiritismo e o Homem – Herculano Pires
1 A Doutrina Espírita é um chamado
viril à dignidade humana, à consciência do homem para deveres e compromissos
no plano social e no plano espiritual, ambos conjugados em face das exigências
da lei superior da evolução humana. Só́ nos aproximaremos da Angelitude, o
plano superior da Espiritualidade, depois de nos havermos tornado homens
Aspectos do Espiritismo - Herculano Pires
1 O Espiritismo é a Ciência do
Espírito e de suas relações com os homens; dessa Ciência resulta uma Filosofia
e dessa Filosofia as consequências religiosas do Espiritismo, que constituem a
Religião Espírita.
Espiritismo e Filosofia – Herculano Pires
•
O
velho debate filosófico entre razão e sentimento, traduzido no plano religioso
pelo dualismo de razão e fé́ encontra no Espiritismo a sua solução natural pelo
equilíbrio de ambos, na fórmula clássica de Kardec: “a fé́ raciocinada”
Conhecimento e Fé
•
Na
proporção em que a razão se desenvolve, em que o homem aprende a pensar e a
julgar, a fé́ cega, tradicional já́ não pode satisfazê-lo. A fórmula
comodista: “creio porque creio” exigirá um substituto dinâmico e fecundo:
“creio porque sei”.
O cotidiano
•
Os
maneirismos, as modulações artificiais da voz, os excessos de gentileza mundana
e tudo quanto representa artifício de refinamento social deformando a natureza
humana a pretexto de aprimorá-la, não encontram aceitação nos meios
verdadeiramente espíritas.
Nas relações humanas
•
A
verdade maior – ou verdadeira – é a que nasce do contexto social, da usina das
relações, onde o indivíduo se forma pelo contato com os outros.
•
A
evolução humana se processa no concreto em direção ao abstrato, o que vale
dizer da matéria para o espírito ou do corpo para a alma. Na linguagem platônica
diríamos: do sensível para o inteligível.
Sobre os animais
•
Por
que sofrem os animais? Sofrem porque evoluem e porque toda evolução, consciente
ou inconsciente, é sempre acompanhada das dores do parto que anunciam as
transições evolutivas para planos superiores.
Sobre a Dor
•
Todo
ato é um parto e todo parto é doloroso. Só́ podemos supor um mundo sem dor
imaginando o completo desenvolvimento de todas as potencialidades das coisas e
dos seres, o que não passaria de pura especulação imaginativa.
Sobre a Morte
•
Preparar
para a vida é educar para a morte. Porque a vida é uma espera constante da
morte.
Sobre a Coragem
•
Quem
não defende a Verdade traída e conspurcada pela mentira não é digno dela. E
quem não é digno da Verdade, entrega-se à mentira.
Espiritismo e Religião
1 . O Espiritismo é a Ciência do Espírito
e de suas relações com os homens; dessa Ciência resulta uma Filosofia e dessa
Filosofia as consequências religiosas do Espiritismo, que constituem a Religião
Espírita.
Reflexões sobre religião
•
Os
espíritas, primeiros chamados para a compreensão da Ciência Integral – e que na
sua maioria refugiaram-se num beatismo de sacristia – estão intimados a alijar
dos ombros as cargas do misticismo igrejeiro para poderem assumir a herança do
século.
•
Os
beatos das religiões dogmáticas trocaram de pele mas não perderam suas manhas.
Substituíram os ritos católicos pelos passes e preces, a água benta pela água
fluídica e os rosários de repetições medrosas pelos colares de contas de ifá,
na magia primitiva das religiões mágicas da selva, negras e indígenas.
•
Na
proporção em que a razão se desenvolve, em que o homem aprende a pensar e a
julgar, a fé cega, tradicional já não pode satisfazê-lo. A formula comodista: “creio
porque creio” exigirá um substituto dinâmico e fecundo: “creio porque sei”.
•
O
igrejismo salvacionista depauperou a inteligência popular, com seu cortejo de
carreirismo político-religioso, idolatria mediúnica, misticismo larvar e o que
é pior, aparecimento de uma classe dirigente de supostos missionários e mestres
farisaicos, estufados de vaidade e arrogância.
•
O
Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus, mas o consolo espírita não é
cantiga de ninar e sim conhecimento da razão e das finalidades da vida.
Espiritismo e Progresso – Herculano Pires
1 O Espiritismo evolui como tudo evolui
no Universo. Mas a obra de superação de Kardec pertence às gerações do amanhã,
pois a geração atual não revelou ainda condições sequer para compreender
Kardec. A superação de Kardec não será́ mais do que o prosseguimento do seu
trabalho, o desdobramento de sua obra...
Futuro – Esperança – Otimismo
Ninguém se engane, porém, diante do
tumulto do mundo.
Não caminhamos para a confusão, para
a anarquia, para a baderna, mas para um mundo melhor.
Os que lutam pelo bem e pela ordem,
pela preservação dos grandes princípios morais que dignificam a vida humana,
pela cultura e a beleza, pela bondade e a fraternidade
acabarão vencendo.
Herculano
Pires – 1914 - 1979
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