segunda-feira, 20 de abril de 2015

Seminário Herculano Pires "Um homem além do seu tempo" - Coordenado por Wilson Garcia, 18 de abril 2015

Um extrato do Seminário sobre Herculano Pires, “Um homem além do seu tempo” realizado na Sociedade Espírita Caminho da Paz em parceria com a Assepe João Pessoa. Coordenado pelo jornalista, escritor e espírita Wilson Garcia – dia 18 de abril 2015.


Herculano Pires em Poesia e Prosa – fonte: livro Um deus vigia o planalto.
Josué, o mendigo, sabe que as mulheres são a alma da cidade. São elas que derramam a maior quantidade de níqueis, diariamente, no seu velho chapéu de pedinte. Os homens passam indiferentes, lerdos e pesados, em arrancos de tratores, ruminando os seus instintos. Não veem, nem ouvem os seus lamentos. Mas as mulheres arqueiam docemente as sobrancelhas, enternecem os olhos, amaciam a voz, estendem as mãos em gestos maternais, e as moedas caem, numa chuva de alegres tinidos, cantando no fundo do velho chapéu de mendigo.

Reflexões de Herculano Pires no debate com Wilson Garcia:

1.      A Parapsicologia tem sido vítima desses aventureiros, que o povo não sabe distinguir dos investigadores e dos estudiosos honestos.

A conclusão de Rhine é decisiva: “A mente possui uma força capaz de agir sobre a matéria. Produz sobre o meio físico efeitos inexplicáveis por qualquer fator ou energia conhecidos pela Física”.

      A ciência espirita é um organismo vivo, de natureza conceptual, estruturada em leis psicológicas, ou seja, em princípios espirituais e racionais.

Em meados do século XIX às portas do grande avanço científico do século XX, os cientistas ainda não percebiam a sua total ignorância da estrutura real do planeta, de suas várias dimensões físicas e de sua população oculta.

  Se a ciência espírita não se desenvolve entre nós, a culpa é exclusivamente dos homens de recursos, que preferem endereçar suas contribuições para as obras assistenciais, com os olhos voltados para a conquista de um pedaço de céu depois da morte. 

Educação – Reflexões de Herculano Pires

3.      Educar é decifrar o enigma do ser em geral e de cada ser em particular, de cada educando.

4.      A educação depende do conhecimento menor ou maior que o educador possua de si mesmo. Porque conhecer-se a si mesmo é o primeiro passo do conhecimento do ser humano.

5.      Como ajustar os fins superiores da Educação às exigências de uma civilização baseada no lucro?

6.      O que se deve ensinar na escola, para que ela se liberte do laicismo a que foi obrigada pela pressão sectária, não é esta ou aquela religião (denominação ou seita religiosa) mas a Religião como um todo, como uma província específica do Conhecimento, como um campo cultural que não pode ser omitido no processo de transmissão da cultura.


Educação e Família – Herculano Pires

7.      A educação espírita começa no lar. Nas famílias espíritas é dever dos pais iniciar os filhos nos princípios doutrinários desde cedo. A falta de compreensão doutrinária faz com que certas pessoas pensem que as crianças não devem preocupar-se com o assunto.
8.      A Educação Espírita não é só permanente, contínua, mas sobretudo integral.


O Centro Espírita – Herculano Pires

9.      O Centro Espírita não é templo nem laboratório – é, para usarmos a expressão espírita de Victor Hugo: point d'optique do movimento doutrinário, ou seja, o seu ponto visual de convergência.

Uma tomada de consciência sobre O Centro Espírita –Herculano Pires

         Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra.

         Mas o que fazemos, em todo este vasto continente espírita é um esforço imenso de igrejificar o Espiritismo, de emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, firmando por toda parte núcleos místicos e portanto fanáticos, desligados da realidade imediata.

         As práticas místicas do passado não servem para a era da razão, em que nos encontramos na antevéspera da era do espírito.

         Médiuns, expositores e escritores espíritas não são luminares nem santos, mas criaturas falíveis que podem também cair a qualquer instante de seus falsos pedestais.

         A disciplina autoritária e rígida teve a sua função na disciplinação dos povos bárbaros após a queda do Império Romano. Essa coerção prosseguiu pelos tempos sombrios do Medievalismo. Mas a Era da Razão, que surgiu da noite medieval, reivindicou os direitos individuais do homem, na linha ateniense do esclarecimento cultural.

         Formava-se e ainda se tenta formar, no meio espírita, uma estrutura totalitária de poder e arbítrio, com uma disciplina legal asfixiando a liberdade espírita.

         Ensinar às crianças o princípio da reencarnação, da lei de causas e efeitos, da presença do anjo guardião em suas vidas, da comunicabilidade dos espíritos e assim por diante é um dever inalienável dos pais.

         Uma criança nasce com deficiência numa perna ou num braço e logo um sabereta espírita promove a suposta devassa do seu passado, acusando-a de crimes inverificáveis.

Sobre a Mediunidade – Herculano Pires

1.    A mais refinada conquista da evolução, que marca o homem com o endereço do plano angélico, é a Mediunidade. Função sem órgão, resultante de todas as funções orgânicas e psíquicas da espécie, a Mediunidade é a síntese por excelência, que consubstancia todo o processo evolutivo da Natureza.

1.  O ato mediúnico é o momento em que o espírito comunicante e o médium se fundem na unidade psicoafetiva da comunicação.

1.   Curar e educar são funções conjugadas do homem na luta pela sua transcendência.

Sobre a Política – Herculano Pires

1     O espírita não é nem pode ser avesso aos interesses públicos, mas não deve arriscar-se aos azares da política se não estiver impregnado até à medula do firme propósito de resistir a todas as fascinações do cargo que vai exercer e solidamente esteado nos princípios da doutrina.


O Espiritismo e o Homem – Herculano Pires

1      A Doutrina Espírita é um chamado viril à dignidade humana, à consciência do homem para deveres e compromissos no plano social e no plano espiritual, ambos conjugados em face das exigências da lei superior da evolução humana. Só́ nos aproximaremos da Angelitude, o plano superior da Espiritualidade, depois de nos havermos tornado homens

Aspectos do Espiritismo -  Herculano Pires

1    O Espiritismo é a Ciência do Espírito e de suas relações com os homens; dessa Ciência resulta uma Filosofia e dessa Filosofia as consequências religiosas do Espiritismo, que constituem a Religião Espírita.

Espiritismo e Filosofia – Herculano Pires

         O velho debate filosófico entre razão e sentimento, traduzido no plano religioso pelo dualismo de razão e fé́ encontra no Espiritismo a sua solução natural pelo equilíbrio de ambos, na fórmula clássica de Kardec: “a fé́ raciocinada”

Conhecimento e Fé
         Na proporção em que a razão se desenvolve, em que o homem aprende a pensar e a julgar, a fé́ cega, tradicional já́ não pode satisfazê-lo. A fórmula comodista: “creio porque creio” exigirá um substituto dinâmico e fecundo: “creio porque sei”.

O cotidiano
         Os maneirismos, as modulações artificiais da voz, os excessos de gentileza mundana e tudo quanto representa artifício de refinamento social deformando a natureza humana a pretexto de aprimorá-la, não encontram aceitação nos meios verdadeiramente espíritas.

Nas relações humanas
         A verdade maior – ou verdadeira – é a que nasce do contexto social, da usina das relações, onde o indivíduo se forma pelo contato com os outros.

         A evolução humana se processa no concreto em direção ao abstrato, o que vale dizer da matéria para o espírito ou do corpo para a alma. Na linguagem platônica diríamos: do sensível para o inteligível.

Sobre os animais
         Por que sofrem os animais? Sofrem porque evoluem e porque toda evolução, consciente ou inconsciente, é sempre acompanhada das dores do parto que anunciam as transições evolutivas para planos superiores.

Sobre a Dor
         Todo ato é um parto e todo parto é doloroso. Só́ podemos supor um mundo sem dor imaginando o completo desenvolvimento de todas as potencialidades das coisas e dos seres, o que não passaria de pura especulação imaginativa.

Sobre a Morte
         Preparar para a vida é educar para a morte. Porque a vida é uma espera constante da morte.

Sobre a Coragem
         Quem não defende a Verdade traída e conspurcada pela mentira não é digno dela. E quem não é digno da Verdade, entrega-se à mentira.

Espiritismo e Religião

1 .  O Espiritismo é a Ciência do Espírito e de suas relações com os homens; dessa Ciência resulta uma Filosofia e dessa Filosofia as consequências religiosas do Espiritismo, que constituem a Religião Espírita. 

Reflexões sobre religião

         Os espíritas, primeiros chamados para a compreensão da Ciência Integral – e que na sua maioria refugiaram-se num beatismo de sacristia – estão intimados a alijar dos ombros as cargas do misticismo igrejeiro para poderem assumir a herança do século.

         Os beatos das religiões dogmáticas trocaram de pele mas não perderam suas manhas. Substituíram os ritos católicos pelos passes e preces, a água benta pela água fluídica e os rosários de repetições medrosas pelos colares de contas de ifá, na magia primitiva das religiões mágicas da selva, negras e indígenas.

         Na proporção em que a razão se desenvolve, em que o homem aprende a pensar e a julgar, a fé cega, tradicional já não pode satisfazê-lo. A formula comodista: “creio porque creio” exigirá um substituto dinâmico e fecundo: “creio porque sei”.

         O igrejismo salvacionista depauperou a inteligência popular, com seu cortejo de carreirismo político-religioso, idolatria mediúnica, misticismo larvar e o que é pior, aparecimento de uma classe dirigente de supostos missionários e mestres farisaicos, estufados de vaidade e arrogância.

         O Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus, mas o consolo espírita não é cantiga de ninar e sim conhecimento da razão e das finalidades da vida. 

Espiritismo e Progresso – Herculano Pires

1    O Espiritismo evolui como tudo evolui no Universo. Mas a obra de superação de Kardec pertence às gerações do amanhã, pois a geração atual não revelou ainda condições sequer para compreender Kardec. A superação de Kardec não será́ mais do que o prosseguimento do seu trabalho, o desdobramento de sua obra...




Futuro – Esperança – Otimismo

Ninguém se engane, porém, diante do tumulto do mundo.
Não caminhamos para a confusão, para a anarquia, para a baderna, mas para um mundo melhor.
Os que lutam pelo bem e pela ordem, pela preservação dos grandes princípios morais que dignificam a vida humana, pela cultura e a beleza, pela bondade e a fraternidade
acabarão vencendo.


Herculano Pires – 1914 - 1979


Nenhum comentário: